ALMA GÊMEA, JÁ ENCONTROU A SUA? Parte 1 de 2

       

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       Existem almas gêmeas sim, pois todas as almas são gêmeas pela força do amor de Deus.

               “No caminho dos homens é ainda o amor que preside a todas as atividades da existência em família e em sociedade.

               Reconhecida a sua luz divina em todos os ambientes, observaremos a união  dos seres como um ponto sagrado de referência dessa lei única que dirige o Universo”(¹).

Nossos conhecimentos das Leis Divinas são extremamente parcos e, sendo este tema bastante complexo e de difícil explicação, recorremos às orientações do Mundo Maior, para enfim, esclarecer- esse assunto tão debatido e pouco conhecido, no transcurso dos milênios.

— Alma Gêmea existe?

  • A controvérsia, pelo que constatamos através dos romances e da literatura espírita, atravessa os séculos.

Pensamos em analisar a questão pela ótica espírita, cuja lógica e raciocínio pragmático dos espíritos, posicionando-nos em definitivo a esse quesito.

Mas, achamos as respostas dadas pelos Espíritos a Kardec, um tanto científicas e nada poéticas, deixamo-las, para a segunda parte de nossa análise.(…)

  • Escolhemos iniciar com Emmanuel, tendo em vista o poema que compôs no Século I da Era Cristã, quando encarnava o Senador Públio Lentulus Cornelius,  – na sua mocidade em Roma –, para sua esposa Lívia;
  • Extraído do livro “HÁ 2000 ANOS” …  EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO NO SÉCULO I, romance de Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier,29ª ed., pág.71. 

 Alma gêmea da minhalma”,

Flor de luz da minha vida,

Sublime estrela caída

Das belezas da amplidão!…

Quando eu errava no mundo

Triste e só, no meu caminho,

Chegaste, devagarinho,

E encheste-me o coração.

Vinhas na bênção dos deuses,

Na divina claridade,

Tecer-me a felicidade,

Em sorrisos de esplendor!…

És meu tesouro infinito,

Juro-te eterna aliança,

Porque eu sou tua esperança,

Como és todo o meu amor!”

 E, no livro O CONSOLADOR, de perguntas e respostas, que ditou para o médium Francisco Cândido Xavier, em 1940: 

— Será uma verdade a teoria das almas gêmeas?

  • No sagrado mistério da vida, cada coração possui no Infinito a alma gêmea da sua, companheira divina para a viagem à gloriosa imortalidade.
  • Criadas umas para as outras, as almas gêmeas se buscam, sempre que separadas. 
  • A união perene é-lhes a aspiração suprema e indefinível.  Milhares de seres, se transviados no crime ou na inconsciência, experimentam a separação das almas que os sustentam, como a provação mais ríspida e dolorosa, e, no drama das existências mais obscuras, vemos sempre a atração eterna das almas que se amam mais intimamente, evolvendo umas para as outras, num turbilhão de ansiedades angustiosas, atração que é superior a todas as expressões convencionais da vida terrestre. 
  • Quando se encontram, no acervo dos trabalhos humanos, sentem-se de posse da felicidade real para os seus corações     — a da ventura de sua união, pela qual não trocariam todos os impérios do mundo, e a única amargura que lhes empana a alegria é a perspectiva de uma nova separação pela morte, perspectiva essa que a luz da Nova Revelação veio dissipar, descerrando para todos os espíritos, amantes do bem e da verdade, os horizontes eternos da vida. 

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-– Existe nos textos sagrados algum elemento de comprovação para a teoria das almas gêmeas? 

  • Somos dos primeiros a reconhecer que em todos os textos necessitamos separar o espírito da letra; 
  • É justo lembrar que, nas primeiras páginas do Antigo Testamento, base da Revelação Divina, está registrada:

“e Deus considerou que o homem não devia ficar só”. 

— A atração das almas gêmeas é traço característico de todos os planos de luta na Terra?

  • O Universo é o plano infinito que o pensamento divino povoou de ilimitadas e intraduzíveis belezas.
  •  Para todos nós, o primeiro instante da criação do ser está mergulhado num suave mistério, assim como também a atração profunda e inexplicável que arrasta uma alma para outra, no instituto dos trabalhos, das experiências e das provas, no caminho infinito do Tempo. 
  • A ligação das almas gêmeas repousa, para o nosso conhecimento relativo, nos desígnios divinos, insondáveis na sua sagrada origem, constituindo a fonte vital do interesse das criaturas para as edificações da vida. 
  • Separadas ou unidas nas experiências do mundo, as almas irmãs caminham, ansiosas, pela união e pela harmonia supremas, até que se integrem, no plano espiritual, onde se reúnem para sempre na mais sublime expressão de amor divino, finalidades profundas de todas as cogitações do ser, no Dédalo do destino. 

— A união das almas gêmeas pode constituir restrição ao amor universal?

  •  O amor das almas gêmeas não pode efetuar semelhante restrição, porquanto, atingida a culminância evolutiva, todas as expressões afetivas se irmanam na conquista do amor divino. 
  • O amor das almas gêmeas, em suma, é aquele que o Espírito, um dia, sentirá pela Humanidade inteira. 

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— Se todos os seres possuem a sua alma gêmea, qual a alma gêmea de Jesus Cristo?

  •  Não julguemos acertado trazer a figura do Cristo para condicioná-la aos meios humanos, num paralelismo injustificável, porquanto em Jesus temos de observar a finalidade sagrada dos gloriosos destinos do Espírito. 
  • N’Ele cessou os processos, sendo indispensável reconhecer na Sua Luz as realizações que nos compete atingir. 
  • Representando para nós outros a síntese do amor divino, somos compelidos a considerar que de sua culminância espiritual enlaçou no seu coração magnânimo, com a mesma dedicação, a Humanidade inteira, depois de realizar o amor supremo. 

— Perante a teoria das almas gêmeas, como esclarecer a situação dos viúvos que procuram novas uniões matrimoniais, alegando a felicidade encontrada no lar primitivo?

  •  Não devemos esquecer que a Terra ainda é uma escola de lutas regeneradoras ou expiatórias, onde o homem pode consorciar-se várias vezes, sem que a sua união matrimonial se efetue com a alma gêmea da sua, muitas vezes distante da esfera material. 
  • A criatura transviada, até que se espiritualize para a compreensão desses laços sublimes, está submetida no mapa de suas provações, a tais experiências, por vezes pesadas e dolorosas. 
  • A situação de inquietude e subversão de valores na alma humana justifica essa provação terrestre, caracterizada pela distância dos Espíritos amados, que se encontram num plano de compreensão superior, os quais, longe de desdenharem as boas experiências dos companheiros de seus afetos, buscam facultar-lhes com a máxima dedicação, de modo a facilitar o seu avanço direto às mais elevadas conquistas espirituais. 

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— Os Espíritos evolutivos, pelo fato de deixarem algum amado na Terra, ficam ligados ao planeta pelos laços da saudade? 

  • Os Espíritos superiores não ficam propriamente ligados ao orbe terreno, mas não perdem o interesse afetivo pelos seres amados que deixaram no mundo, pelos quais trabalham com ardor, impulsionando-os na estrada das lautas redentoras, em busca das culminâncias da perfeição. 
  • A saudade, nessas almas santificadas e puras, é muito mais sublime e mais forte, por nascer de uma sensibilidade superior, salientando-se  que, convertida num interesse divino, opera as grandes abnegações do Céu, que seguem os passos vacilantes do Espírito encarnado, através de sua peregrinação expiatória ou redentora na face da Terra. 

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— Somente pela prece a alma encarnada pode auxiliar um Espírito bem amado que a antecedeu na jornada do túmulo? 

  • A oração coopera eficazmente em favor do que partiu, muitas vezes com o Espírito emaranhado na rede das ilusões da existência material. 
  • Todavia, o coração amigo que ficou aí no mundo, pela vibração silenciosa e pelo desejo perseverante de ser útil ao companheiro que o precedeu na sepultura, para os movimentos da vida, nos momentos de repouso do corpo, em que a alma evoluída pode gozar de relativa liberdade, pode encontrar o Espírito sofredor ou errante do amigo desencarnado, despertar-lhe a vontade no cumprimento do dever, bem como orientá-lo sobre a sua realidade nova, sem que a sua memória corporal registre o acontecimento na vigília comum.   
  • Daí nasce a afirmativa de que somente o amor pode atravessar o abismo da morte. 

A tese, todavia, é mais complexa do que parece ao primeiro exame, e sugere mais vasta meditação às tendências do século, no capítulo do “divorcismo” e do “pansexualismo”(*), que a ciência menos construtiva vem lançando nos espíritos, mesmo porque, com a expressão “almas gêmeas”, não desejamos dizer “metades eternas”, e ninguém, a rigor, pode estribar-se no enunciado para desistir de veneráveis compromissos assumidos na escola redentora do mundo, sob pena de aumentar os próprios débitos, com difíceis obrigações à frente da Lei.” 

  • Saiba o que diz Allan Kardec, a esse respeito em “O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Parte 2 de 2, clicando neste link:

(*)=A pansexualidade é caracterizada pela atração sexual, romântica e/ou emocional independentemente da identidade de gênero do outro. Inclui, portanto, pessoas que não se encaixam na binária de gênero macho/fêmea.

A palavra pansexual deriva do prefixo Grego pan-, que significa “tudo” ou no caso, “todos”. “Todos” é uma referência específica aos gêneros (masculino, feminino) em humanos. Em sua forma mais simples, pansexualidade denota o potencial de atração sexual por todos os sexos, ou gêneros. Usa-se para negar a ideia de dois gêneros, ou sexos (como expressado pelo prefixo bi-).

Algumas pessoas trans e intersexuais se descrevem como “pansexuais”, tendo uma percepção íntima que existem muitos níveis entre o masculino e o feminino. Contudo isto não deve ser visto como generalização, já que as pessoas trans podem se identificar como heterossexuais, bissexuais ou homossexuais baseado em sua identidade de gênero, e pessoas cisgêneros (não-trans) podem também se ver atraídas por indivíduos em todo o espectro sexual.

Como o prefixo pan- refere-se apenas aos gêneros em seres humanos, e não à práticas sexuais, pansexualidade não implica atração automática por todas as pessoas. Da mesma forma, também não implica aceitação de todos os comportamentos sexuais, como as parafilias (por exemplo: incesto, bestialidade, ou necrofilia) ou fetiches. Como as identidades sexuais mais comuns como homossexualidade e heterossexualidade, a pansexualidade refere-se ao papel do gênero na atração sexual, e não ao papel dos atos e comportamentos sexuais.

 

CONSULTA: (¹)=O CONSOLADOR – 23a. edição – Francisco Cândido Xavier – ditado pelo espírito Emmanuel * 1940, questões 322 a 330; (2)=O Livro dos Espíritos,(lançado em 18/04/1857), Allan Kardec,Paris, 76a. ed., perguntas 297 e 301; (3)= Filosofia Espírita, Volume VI, Esp.Fernando Miramez de Olivideo, Miramez, psicoggrafia do médium João Nunes Maia;http://www.guia.heu.nom.br/alma_gemea.htm, http://www.olivrodosespiritoscomentado.com/fev6q298c.html, http://bvespirita.com/….pdf, FOTOS: www.google.com.br, VÍDEO: you tube

 

 



Católica de nascimento, Filha de Maria na adolescência. ESPIRITUALISTA, desde sempre. Em busca incessante, li de tudo que pude. Circulei muito: Sheicho-no-ie, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, Rosa Cruz, Eubiose, Logosofia, Teosofia, Ponte para a Liberdade, Cromoterapia, Apometria, etc. ESPÍRITA desde que apaixonei-me por Kardec, quando fomos apresentados, no Grupo Espírita Batuíra, Sumaré-Capital-SP, em 1987, (COEM, 2 anos) após o qual, encaminharam-me para integrar as equipes de Passe e Desobsessão. Curso de Passe na FEESP, tendo sido indicada para a equipe de Desobsessão no 9o. andar, às quintas-feiras. Pós em Psicobiofísica, turma 1997/99, na Uniespírito. Continuo em busca. Agora direcionada ao conhecimento profundo, desta Doutrina científica, cuja fé prima pela razão.

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